O Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e ambiental (COBESA) foi pensado com o objetivo de criar espaços de diálogo relacionados às questões ambientais e na sua quarta edição já está consolidado como um fórum técnico-científico de discussão sobre os temas do saneamento e meio ambiente.

O IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e ambiental, a ser realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Cruz das Almas, nos dias 13 a 16 de julho de 2016, tem como tema central “Qualidade Ambiental: integrando água, saneamento, energias, alimento, saúde e sociedade”, com a expectativa de trazer uma visão de inovação e possibilidades a partir da integração de várias vertentes.

A organização conta com a participação de Universidades Públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias municipais e associações e entidades de classes do Estado da Bahia.

Edições Anteriores

O I COBESA – Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Julho de 2010 em Salvador foi considerado um evento exitoso, pois o mesmo contou com 1.200 participantes e com 300 artigos inscritos. Esses bons resultados, aliado a uma aprovação por parte do público presente com 95% avaliando o evento como bom ou ótimo, foi fundamental para a decisão de continuidade desse evento.

Deste modo, dando seguimento, a Universidade Estadual de Feira Santana – UEFS sediou no período de 8 a 13 de julho de 2012, a segunda edição do congresso, como o tema central “Cidade-Campo: Sustentabilidade Ambiental”, com a presença de 700 congressistas.

A terceira edição foi sediada na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, no período de 17 a 20 de Novembro de 2014, com o tema “Gestão Ambiental e do Saneamento Básico: desafios para o desenvolvimento sustentável”, e consolidou o evento.